quarta-feira, 28 de setembro de 2016




O QUE É DIA DO NOIVO, ONDE E COMO FAZER? CONFIRA!


O casamento está para acontecer, foi tudo muito bem planejado, a cerimônia está certa, a festa também, tudo já contratado. Convites entregues, decoração fechada, lista de presentes ok, lua de mel escolhida.


Hora de pensar nos noivos! Noiva já tem seu vestido, seus acessórios, suas daminhas, madrinhas e claro, o seu dia da noiva. O noivo já escolheu seu terno, os seus padrinhos também, já sabe qual sapato e gravata usar, o que falta é decidir como será seu dia do noivo. Sim, dia do noivo, porque eles também tem esse direito!




Não é algo tão comum ainda, quanto o dia da noiva, mas optar por ter esse dia, pode ser divertidíssimo e ainda ajuda no visual, porque o noivo também deve estar deslumbrante no dia do casamento!
É possível fazer diversos tipos de dia do noivo, o que vai determinar isso é o seu estilo, o que você gosta, quem você chamará para participar e o que você preferir fazer.

A maioria dos noivos querem algo especial para esse dia, mas sem todo aquele lance de salão de beleza, então desenvolvemos um dia especial para que ele curtam com os amigos e padrinhos do jeito dele, e sem frescura!



Apesar das infinitas opções, tem alguns itens que não podem ser deixados de lado durante esse dia, assim como para as mulheres, existem coisas que são de praxe de um noivo e além disso, esse é o momento de testar novas coisas, se deixar ser cuidado sem nenhum tipo de julgamento.


CABELO

É indispensável que o noivo apareça no casamento com os cabelos bem arrumados, corte bem feito, comprimento certo. Dependendo do seu estilo e do seu corte, você também pode optar por penteados: topetes, texturas, coques, rabos de cavalo e por ai vai. São diversas as possibilidades para ter um visual diferente, um corte bacana e que siga as tendências.


BARBA E BIGODE

Semanas antes do casamento, o noivo não terá que se preocupar com barba e bigode, isso porque se ele terá um dia do noivo, um profissional fará isso para ele, perfeitamente bem. É importante que você tenha muito bem definido o estilo de barba que gosta, que combina com seu rosto e com você, isso servirá para direcional o barbeador na hora de aparar e ajustar o corte.


Existem outras opções de cuidado com a pele e o corpo que você pode ter nesse dia, como:

SOBRANCELHA

Não é porque você é homem que a sua sobrancelha precisa ser feia, bagunçada, torta e irregular. Se no dia – a – dia você não for adepto a dar uma limpadinha nelas, se permita mais esse mimo com a aparência no dia do seu casamento.

PELE

Se a sua pele oleosa ou se você tiver grande presença de acne e cravinhos chatos, um pouco antes do casamento invista em uma limpeza de pele, esfoliação, hidratação e tonificação. Você ficará com a pele mais fresca e livre de impurezas, isso será refletido nas fotos e vídeos do casamento.


UNHAS

Fazer as unhas não significa pintá-las. O pintar é um plus que as mulheres aderiram desde sempre, mas para os homens, o ideal é o corte, lixar e passar uma base, que aliás, hoje existem algumas específicas para eles. Cortar as unhas, você já deve cortar com certa frequência em casa mesmo, mas já que você terá um dia só seu, aproveite! Faça a unhas das mãos e dos pés, na hora da troca das alianças, tocar uma mão macia e bem cuidada é bem melhor. Pode ser feito na semana do casamento.



Agora que você já sabe o que geralmente é encontrado no mercado  para dias do noivo, você precisa definir como será e quem irá com você. A maioria dos noivos acaba convidando os pais (dele e da noiva), irmãos e os padrinhos.

Como a quantidade de coisas para se fazer no salão não é tão grande quanto a das mulheres, muitas vezes, eles não passam o dia todo no salão e ai surgem diversas opções:
  • Atividades físicas: Se o noivo e seus amigos gostam de esportes, podem aproveitar para curtir manhã dessa forma.
  • Almoço especial: Pode ser uma churrascaria, uma cantina, um japonês, desde que seja um lugar que o noivo goste e possa compartilhar mais esse momento com os amigos antes de casar.
  • Cerveja em casa: Se você for apenas dar um tapa no cabelo, na barba e no visual em geral, te sobra tempo para fazer um almoço com os amigos e tomar uma cervejinha. Só não vale exagerar, depois do almoço você terá que ir para o salão se arrumar e de lá, irá encontrar o amor da sua vida.
  • Reunir os padrinhos e amigos e curtir a tarde na Barbearia Dom Gaspar, com cerveja gelada, boa musica e todos os cuidados para estar elegante e relaxado para o grande dia.




Uma dica é conversar com outros homens que já fizeram o dia do noivo, para pegar recomendações de lugares, o que fazer, como funciona o dia do noivo.


As opções variam de acordo com seus gostos e costumes, o que é adepto ou não, o que pretende fazer e explorar nesse dia. Apesar de tudo, o que é mais importante para o dia do noivo é não deixar de aproveitar seu dia em grande estilo! Isso porque no final do seu dia, dos seus cuidados com a beleza e bem estar, você estará cercado de amor e de uma noiva estonteante, que estará muito linda e feliz em ver você arrumado e tendo esse cuidado com o visual.




Fonte: Enfim Noivei » Ideias para Cerimônia » O que é Dia do Noivo, Onde e Como Fazer? 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

BARBAS MASCULINAS DESENHADAS

Conheça as principais características das barbas desenhadas

Barbas desenhadas podem causar a impressão errada pelo seu nome, mas a verdade é que se tratam de um visual bastante utilizado e famoso por anônimos e celebridades. Além disso, essas barbas também são bastante versáteis, mas é preciso saber como escolher o modelo certo e como fazer para conseguir o visual correto. Por isso, confira agora tudo o que você precisa saber sobre barbas desenhadas.

AFINAL, O QUE SÃO AS BARBAS DESENHADAS?

Apesar do nome, as barbas desenhadas não significam que são barbas com desenhos diferentes e formas inusitadas e, sim, que possuem um aspecto mais linear e delimitado graças a como elas são feitas naturalmente.


Embora existam opções de barbas com desenhos diferenciados, ao se falar em barbas desenhadas normalmente diz-se sobre o tipo de barba que segue linhas retas na região abaixo e acima da mandíbula e também no cavanhaque, garantindo um aspecto mais alinhado.

DIFERENTES OPÇÕES

De modo geral, as barbas desenhadas podem incluir barbas consideradas completas ou só a região do cavanhaque. Essas barbas normalmente se dividem em três tipos: barba com cavanhaque, só cavanhaque e barba sem cavanhaque.
No tipo da barba com cavanhaque existe uma ligação contínua da barba que parte desde as costeletas até a região do bigode com linhas mais retas e simétricas. Nesses casos, normalmente a barba ocupa apenas metade da maçã do rosto e o cavanhaque ocupa a apenas a porção correspondente à direção que vai até o meio dos olhos.
Quando se trata do estilo apenas com cavanhaque, o desenho é feito de forma que a barba se localize apenas na região ao redor da boca de maneira perfeitamente alinhada. Já no estilo sem cavanhaque, a barba é constituída por uma linha normalmente mais fina que vem das costeletas de um lado a outro. É um modelo menos comum e que gera um visual bem mais exótico.

BARBA CERRADA X BARBA CHEIA

As barbas desenhadas também podem ser feitas tanto com uma barra cerrada como com umabarba mais cheia. No caso da barba cerrada, ela é feita de modo a tirar os pequenos pelos na parte acima da linha desenhada, criando um visual mais limpo.
Já no caso da barba cheia, os fios são cortados e mantidos sob relativo controle para garantir o aspecto desejado, assim como são retirados de áreas de interesse. Dessa forma, é possível ter uma barba mais cheia, porém perfeitamente desenhada.

COMO FAZER BARBAS DESENHADAS

O primeiro passo para qualquer barba desenhada de sucesso é deixar a barba crescer por um determinado período. Isso é importante porque primeiro é preciso que o rosto fique com o desenho indesejado para que possa ser modelado de acordo com o que se deseja. Dependendo do tempo de crescimento da sua barba, 4 a 6 semanas serão suficientes para esse desenho.
Assim que a barba estiver em um tamanho razoável é hora de desenhá-la.  O ideal é começar aos poucos para que você não termine tirando mais do que deveria. 

Se você quiser um resultado perfeitamente alinhado, entretanto, o ideal é que você considere a ida a um barbeiro e que provavelmente fará isso com navalha, garantindo mais precisão.


QUAIS CUIDADOS TOMAR COM AS BARBAS DESENHADAS?

Embora sejam muito bonitas e versáteis, as barbas desenhadas precisam de alguns cuidados especiais para garantir que o visual esteja sempre bonito como você deseja. De maneira geral, cuidar da manutenção com frequência é importante para evitar que comecem a surgir pelos isolados na região do desenho, prejudicando o visual.
Fazer diferentes testes para encontrar o modelo que mais te agrada também é importante, assim como tomar cuidado na hora do desenho. Garantir que os fios restantes sejam aparados ajuda em um visual mais alinhado e cuidar dos pelos encravados também é muito importante já que normalmente esse tipo de barba preconiza uma pele mais lisa.



COMO SABER O QUE COMBINA COM VOCÊ

Graças à grande variedade de opções e formatos e por ser bastante personalizável, a barba desenhada combina com diferentes estilos e, portanto, você pode escolher o modelo que mais tiver a ver com você. Para essa escolha, é preciso que você:

· Considere seu estilo
Seu estilo deve estar refletido na sua barba e se você é mais clássico ou mais discreto, o desenho precisa ser mais simples e menos pronunciado. Já se você gosta de estar na moda ou possui uma barba cheia, seu desenho deverá ser diferente para se adaptar àquilo que você gosta.

· Avalie como é a sua barba
Também é preciso avaliar como é a sua barba porque não é incomum encontrar homens cujas barbas simplesmente não crescem de maneira uniforme. Nesses casos, o desenho tem que ser mais fino ou então sequer deve acontecer para evitar a sensação de visual não-homogêneo.

· Pense no seu formato de rosto
Seu formato de rosto também conta porque esse estilo de barba poderá ajudar a valorizar seus pontos fortes. Uma barba desenhada só no cavanhaque, por exemplo, é ótima para quem possui um rosto quadrado ou mais angular, enquanto a barba desenhada mais grossa é ideal para quem tem rosto redondo por garantir uma sensação de afinamento das maçãs do rosto.
As barbas desenhadas são as opções ideais para os homens que desejam levar sua barba a outro nível de apelo estético já que garante um visual mais clean sem perder o charme. Sabendo como fazer, você poderá fazer com que sua barba se pareça ainda mais bonita e ainda valorize o seu rosto.

Fonte: http://barbearia.org/barbas-desenhadas/


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Como deixar a barba crescer: o passo-a-passo e o emocional

Os pelos começam a nascer, uma bagunça, uma cara estranha. Acalme-se: vai dar tudo certo

Largue a lâmina imediatamente e espere. Dá para falar uma porção de coisas, mas inevitavelmente esse é o começo da trajetória. 
Os primeiros pelos mais parecidos com fios de barba brotaram de maneira mais consistente no meu rosto aos 16 anos. Não era nada que pudesse ser chamado de barba, naturalmente. Aqueles fiapos na ponta do queixo coçavam, penicavam e quando exposto contra a luz do sol, era certo que ninguém via nada. 
Mas, dia atrás de dia, estava eu lá orgulhosão em frente ao espelho ostentando aquela meia dúzia de novos amigos. Mas já fui um ser depenado um dia. Sei como ser assim pode doer. Meu pai tem barba – sempre teve – e a única imagem na vida que vi das bochechas e do queixo dele está no RG, aquele pedaço de cartolina em preto e branco, de mil séculos atrás.  
Estou contando tudo isso porque parece desnecessário, mas a realidade é que ainda tem um passo psicológico que precisa ser dado quando você escolhe manter seu rosto coberto por pelos. O fato de o meu pai ter sido sempre um desses caras tem tudo a ver com a maneira natural que tudo se desenvolveu comigo.

1. A psicologia barbuda

Para decidir entrar no time da barba, o mais comum é que você não sofra ao usar aparelhos de barbear e fique com a pele empelotada, que tenha achado o visual de algum cara que admira interessante (em geral, um artista famosão e superlativo) ou simplesmente odeie o aspecto e suas feições desprovidas de uma honesta camada de pelos. Somos mamíferos, afinal, certo? 
Acontece que, mesmo que seja o natural na existência de um homem passar a cultivar uma barba, há um certo aparato repressor de olhares, falas e – até, vejam só – insultos. E tudo isso, quando se está dando os primeiros passos, pode fazer com que você acredite que está cometendo um crime contra a pátria, a família e os bons costumes. Eric Bandholz, do Beardbrand, dá a letra:
"Se você é novo no processo de cultivar a barba, vai sentir que a parte mais desafiadora é segurar a onda com a reação das outras pessoas. Se você estivesse sozinho em uma ilha deserta, não teria esse problema, mas assumir um novo visual vai, sem sombra de dúvidas, gerar comentários alheios."
Para se livrar do bullying, ou manejar o impacto dele, nada melhor que pedir uma pequena ajuda para os amigos, como já prescreveu cantadamente o sábio Ringo Starr lá em 1967. 
“O primeiro e maior desafio será comunicar-se com aqueles que estão mais próximos à você. Se descobrir que se você pode pedir a ajuda deles, normalmente terá sucesso.”
E, por fim:
“Uma vez que já se aproximou dos mais próximos e amados, você terá de passar pelo aperto dos colegas do trabalho ou dos amigos. Você pode tentar a estratégia sentimental do “preciso da sua ajuda”, mas acredito que o melhor nesses casos é começar a usar sua autoconfiança. Não importa qual seja o comentário sobre sua barba, você deve deve emendar um: “cara, estou mantendo a barba e vai ficar fodona”. 

2. Deixe a barba surgir

Passada a etapa psicológica, chega o momento principal da brincadeira. Nas primeiras semanas, a coceira, a irritação, o pânico de passar a não se reconhecer no espelho e os pelos pontiagudos vão deixar você impaciente e doido para tirar toda aquela leva no primeiro momento do dia.
Segure a emoção.
Essa paciência, aliás, é uma métrica honesta para se avaliar um barbudo. O comprimento acaba ficando em segundo plano quando a maior ousadia é se manter longe de qualquer objeto cortante por um, dois, três meses ou até um ano. Sim, porque vai chegar aquele período em que ninguém se lembra de como era seu rosto, quais eram suas feições ou o seu queixo.
As fases regulares de barbudo são:
  • a barba de um mês;
  • três meses barbudo;
  • um ano de barba.
Uma vez que você alcançar estes objetivos, você pode ser tentado a experimentar para o Santo Graal da barbas que é deixar que ela cresça com o comprimento máximo que sua genética permite.



Vá com calma, meu querido. E, claro, raspar sua barba constantemente não vai fazer com que ela cresça mais rápido. É apenas mais uma lenda urbana como o saci-pererê, a loira do banheiro ou o Mundial de Clubes do Corinthians de 2000.  
Em entrevista à revista GQ americana, Christian Olvera, da barbearia Baxter Finley, uma das mais renomadas de Los Angeles, explica melhor:
Os novos pelos de barba podem parecer um cacto que sai da sua pele, mas a sensação espinhosa desaparece depois de uma semana. Portanto, seja forte. Escovar os pelos vai ajudá-los a crescerem na mesma direção.” 
Essa coceira é causada porque você acaba criando “pequenas lanças” nas pontas de cada pelo. Esse incômodo pode ser enlouquecedor nas duas primeiras semanas, não é honesto mentir. A sensação de alisar um cacto é a melhor descrição para aquela passada de mão essencial nas bochechas. 
Namoradas ficam arredias e reclamam do seu potencial para feri-las e criar espinhos no rosto. Mas com 20 dias, os pelos estarão amansados o suficiente para dobrar e parar de cutucar a pele. 

3. A barba de três meses: agora você é um barbudo


Sobre essa fase inicial de barba se estabelecendo, o Eric Bandholz, do Beardbrand, tem umas palavrinhas:
Depois de cerca de dois meses você vai notar que sua barba faz umas coisinhas maneiras. Os pelos que eram retos e limpos passam a se tornar ondulados, crespos e você pode achar que a coisa ficou meio selvagem. Mas é natural e você deve encarar dessa maneira”.
É nesse período que ninguém mais estranha seu visual. A questão é matemática e sentimental ao mesmo tempo. Com 90 dias, é bem provável que todos familiares, amigos das antigas e a galera do trabalho ou da universidade já tenham topado você na versão peluda. 
Nessa altura também, o que é principal, a sua escolha já fará parte da sua vida. Não é um ensaio, uma brincadeirinha do Movember. É real mesmo. E essa olhada para dentro com essa atitude vai deixar tudo muito mais confortável. Fisicamente falando, os pelos já não incomodam como antes, não crescem retos como antes nem sua mão sente um espinho na ponta do dedo quando toca sua barba. 
Tudo começa a ficar bem natural. 
Ah, claro, é bastante normal os pelos passarem a se cachear mais constantemente. E é tudo normal. Use um pouco de coragem para explorar novas saídas e novos cortes. 
Falaremos mais profundamente sobre isso num próximo artigo, mas tesoura, barbeadores elétricos, lâminas de barbear e espuma estritamente criados para deixá-lo com a cara de um lenhador malvadão já são realidade.

4. Quem bate? É o frio!


O verão é pior para se tatuar, é pior para trabalhar de calças e é nas temperaturas mais quentes que fica mais difícil manter a dignidade barbuda. Pois você, barbudo de primeira viagem, comemore: o inverno está chegando na próxima esquina!
O Rodney Cutler, da Esquire, explica porque é melhor cultivar o visual peludo no frio:
O inverno é tempo de muitas coisas - playoff da NFL, de usar a pá de neve e das infelizes golas rolê dos pais. É também o momento perfeito para deixar a barba crescer. 

É uma espécie de fim de semana dentro do ano. Um tempo em que é esperado que as pessoas abandonem a formalidade e a rotina em favor do conforto. Além disso, é frio. 

E se você coloca um suéter no corpo, não há razão para o seu rosto não deve ser tratado com o mesmo respeito. Portanto, neste inverno, trate de cultivar uma barba ou não raspar a nuca. Faça o que fizer, deixe os pelos crescerem. Mesmo que seja uma barba apenas temporária, suas bochechas irão apreciar o intervalo”.
E aí, tomou coragem? A conversa continua... na Barbearia Dom Gaspar!


Fonte : ww.papodehomem.com.br

quarta-feira, 11 de maio de 2016

O frio voltou e com ele as barbas! Confira 5 dicas para manter o visual em dia






Barba e frio combinam muito bem! Mas nessa época os cuidados são redobrados, por isso, selecionamos 5 dicas para manter o visual em dia.


O calorão parece, enfim, ter ido embora das regiões Sul e Sudeste do país. Além de ter provocado uma corrida aos armários pelas blusas, jaquetas e cachecóis, a mudança repentina do clima deve trazer de volta barbas mais cheias e encorpadas, afinal, além de estar em voga, elas garantem um rosto mais quentinho.
Mas para aderir a esse estilo cada vez mais em alta, é preciso seguir alguns preceitos básicos. Separei 5 dicas para você cuidar da sua barba.






De olho na coloração: os fios brancos costumam aparecer primeiro no rosto e alguns homens não gostam da aparência visivelmente envelhecida. Se você é um desses, opte por usar um produto para colorir os pelos – facílimos de aplicar e que deixam um aspecto discreto e natural durante 15 até 30 dias.


Cuidados com a higiene: deixar o xampu escorrer e achar que é o suficiente para limpar a barba é um dos maiores equívocos da comunidade barbada. Os pelos faciais acumulam sujeira ao longo do dia – poluição, oleosidade e até mesmo restos de comida. O ideal é lavá-la diariamente com sabonete neutro, com o próprio xampu do cabelo ou com os xampus específicos para barba que já existem no mercado.


Volume na medida certa: volumosidade não significa deixar a barba crescer desordenadamente para todas as direções possíveis. Mesmo para manter o aspecto “barba cheia”, é necessário cuidar dos fios, aparar periodicamente as pontas de forma simétrica e pentear, em alguns casos utilizando produtos que ajudam a marcar o visual (como ceras ou cremes específicos para modelar barba).

Atenção a hidratação: no inverno o tempo fica mais seco e as pessoas acabam bebendo menos água, isso afeta diretamente a aparência dos fios da barba e do cabelo – e da pele. Manter-se hidratado ajuda a garantir a qualidade e a hidratação dos pelos e pele que os sustentam, resultando numa aparência mais saudável e fios disciplinados.


Use loção pós-barba ou Balm: no frio a pele sofre demais e acaba ficando ressecada. Os banhos quentes (inevitáveis) são outro grande vilão já que removem de forma excessiva a oleosidade natural da pele. Por isso, é importante regular a temperatura da água para o menos quente possível e, logo após o banho é indicado usar alguma loção pós-barba ou balm, pois além de hidratar a pele mantém os pelos do rosto mais ordenados.






Fonte: http://vida-estilo.estadao.com.br

quinta-feira, 3 de março de 2016

Barba esta na moda?

23 curiosidades e fatos sobre barbas ao longo da história

Mario, quadrinhos, cinema, rock'n roll, padres, a barba dos piratas, dos homens das cavernas, a sua barba também

Se um sujeito desavisado aterrissasse direto dos anos 90 em um dos bairros criativos, boêmios e de classe média de uma grande cidade nos dias de hoje – seja ela São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Londres ou Berlim – poderia acreditar que a barba foi inventada na última semana, tamanho o fervor com que os pelos faciais têm sido cultivados.
Pois a barba não nasceu ontem, meu amigo. A ideia de que ter pêlos no rosto pode ser sinônimo de virilidade, sabedoria, credibilidade ou canal de expressão para a beleza masculina já atravessou mares e montanhas através dos séculos e das tendências de moda – não foi aquele moço hipster com um palmo desgrenhado abaixo do queixo que a inventou.
Duvida? Confira essa lista com 23 curiosidades e fatos sobre barbas ao longo da história.

1. É Pau, é pedra

Se você costuma se cortar com a navalha ao aparar os pêlos, não reclame de barriga cheia. Acredita-se que os primeiros homens a raspar a barba, cerca de 30 mil anos atrás, usavam lascas de pedras afiadas para fazê-lo.

2. Teoria da evolução


Diversos biólogos acreditam que os pêlos exerceram, historicamente, um papel natural no processo seleção sexual. Charles Darwin, pai da teoria da evolução e dono de uma  senhora barba, acreditava que elas funcionavam como um importante indicador de maturidade sexual.
Das duas, uma: o sujeito realmente sabia das coisas e levava suas descobertas à sério ou advogou em causa própria.

3. A barba nos campos de batalha


Na Grécia antiga cultivar barba era um sinal de status, força, coragem e sabedoria – os espartanos, por exemplo, raspavam o rosto daqueles que consideravam covardes. Tudo corria bem até Alexandre, o Grande, a quem se atribui a "culpa" pelo fim da cultura barbada após essas civilizações. O macedônio proibiu os pêlos de seus comandados por que acreditava que a barba significava um ponto fraco em combate corpo a corpo.
Será que para além de brandir espadas e escudos os antigos curtiam mesmo era puxar umas barbas durante as lutas? Isso os filmes não mostram!

4. Sem barba, sem sexo


Na Idade Média a barba voltou a significar virilidade e honra entre os nobres enquanto a cara limpa dos clérigos da igreja Católica era considerada um sinônimo de celibato.
Ou seja: sem barba, sem sexo.

5. Os piratas e as colônias de rum


No século XVI, os marinheiros misturavam rum e bay (uma espécie de folha de louro, orignária das Índias Orientais) para criar uma colônia. E se era importante ficar cheiroso ao atracar em um porto ou outro, essa mistura ganhou outra função séculos depois, quando assumiu a função de loção pós-barba.
De acordo com a Barbearia Cavalera, que criou um produto à imagem e semelhança da criação, o rum possui propriedades cicatrizantes e o louro entrega aroma. Juntos, são úteis para fechar os poros, absorver a oleosidade e revitalizar a pele.

6. O pirata barba Negra... 

Pois se seus companheiros de mar inventaram uma maneira de ficar com a pele lisa e saudável, Barba Negra, um dos piratas mais famosos da história, fez o contrário para merecer a fama e alcunha.
Cruel, Edward Teach fazia questão de ter a aparência mais marcante e sinistra possível antes de abalroar navios no Caribe.

7. ... e sua barba negra 



Dono de uma barba grossa (e claro, negra) que ia quase até sua cintura, costumava separá-la em tranças amarradas com fitas coloridas. Fofinho? Não quando a imagem que ele passava era completada por pavios de cânhamo que pendiam do chapéu para deixar o seu rosto envolto em fumaça e um artefato com duas ou três pistolas sobre o ombro.
Os marinheiros que esbarravam com a figura costumavam pensar que ele era o Diabo em pessoa. Isso sim é uma barba de respeito.

8. Tropeçou na barba



Se empolgou? Cuidado! Cultivar a barba pode ser perigoso. Se os pêlos bem cuidados são capazes de matar mancebos de orgulho, também existem relatos de que ela já foi capaz de fazer isso literalmente.
Em 1567 o austríaco Hans Steininger – que supostamente teria portentosos 1,40 metro de barba – tropeçou na sua demonstração facial de masculinidade, caiu e quebrou o pescoço. Triste fim para o líder da cidade de Braunau.

9. A barba de Tiradentes


Esqueça o que você aprendeu nos livros de história. Principal propagandista da Inconfidência Mineira, Tiradentes não tinha barba.
“Se você perguntar por aí o que foi a Inconfidência, a grande maioria das pessoas vai dizer que foi um movimento brasileiro liderado, em Minas Gerais, por Tiradentes, um sujeito barbudo. Não há conhecimento muito além disso, e história e mito se misturam, porque, para começar, o Tiradentes nunca teve barba”, explica o jornalista Pedro Dória, autor do livro 1789 – A história de Tiradentes e dos contrabandistas, assassinos e poetas que lutaram pela independência do Brasil. Apesar disso, o alferes era gente como a gente: “sabe aquele cara que toma dois chopes e já começa a fazer discurso? Esse era o Tiradentes”, disse.

10. Machado de Assis e amor à barba


Mais respeitado escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis não abria mão da sua distinta barba. Ele também não se furtava a escrever sobre o imaginário que cerca os pêlos. No romance Esaú e Jacó, penúltimo que publicou, há esta passagem:
“– Nasci no dia em que Pedro I caiu do trono.
Natividade repreendeu a Paulo a sua resposta subversiva. Paulo explicou-se, Pedro contestou a explicação e deu outra, e a sala viraria clube se a mãe não os acomodasse por esta maneira:
– Isto hão de ser grupos de colégio; vocês não estão em idade de falar em política. Quando tiverem barbas.”

11. Melhorando o rosto do presidente



Abraham Lincoln não costumava usar barba. Dizem que isso só mudou depois que uma carta escrita por uma garotinha de 11 anos lhe dizia para “deixar crescer algum bigode” pois seu rosto era muito fino.

12. Barba até no nome



Um dos pioneiros do escotismo americano, Daniel Carter Beard levava barba até no nome. Não é de se espantar que dedicou parte da vida à tradição de transformar meninos em homens (antes de fundar a organização Filhos de Daniel Boone e o Boy Scouts of America, chegou a ilustrar livros de Mark Twain).

13. O imposto da barba

Moeda russa de 1705, não para comprar coisas, mas para indicar que o proprietário pagou o imposto da barba ao Grande Pedro
Você provavelmente já ouviu falar que o Brasil possui uma das maiores taxas de impostos do mundo. Pois agradeça por ninguém ter tido a brilhante ideia de recriar as "taxas de barba" por aqui. Em 1535 o rei britânico Henrique VIII criou um imposto sobre pêlos que variava de acordo com a posição social do indivíduo. Algum tempo depois sua filha, Elizabeth I, recriou a taxa. Dessa vez, todos os donos de barbas com mais de duas semanas de crescimento precisavam entregar uma graninha à coroa.
Algo semelhante aconteceu na Rússia de Pedro I, que queria modernizar a sociedade que governava com padrões da Europa Ocidental. Os contribuintes deviam carregar uma insígnia que dizia “a taxa da barba já foi paga” (custava 100 rublos) e “a barba é um fardo supérfluo”.

14. It's me, Mario!


Bigodudo mais famoso dos videogames, o encanador Mário deve seu bigode aos limites gráficos dos videogames de outrora.
Shigeru Miyamoto disse em entrevista ao apresentador Conan O’Brien que criou a marca registrada do personagem porque o bigode deixava mais fácil enxergar o nariz do personagem nos games de 8 bits.

15. O vilão mais ridículo

Pense em um vilão ridículo do universo dos quadrinhos. Pensou? Pois te apresento um mais ridículo ainda: o Beard Hunter (criação de Grant Morrison, pai dos Novos X-Men).
Nascido com uma deficiência hormonal que não lhe permitia deixar a barba crescer, Ernest Franklin acumulou tanto rancor e inveja em seu rostinho de bebê que começou uma cruzada contra os pêlos faciais: nas histórias da DC em que aparece, ele caça e mata suas vítimas para levar suas barbas para casa como troféus. Casa essa em que, diga-se de passagem, o sujeito morava com a mãe. Sem mais, meritíssimo.

16. Vingadores barbados

Que a Marvel costuma pegar pesado naquela coisa de inventar trocentos multiversos, a maioria dos fãs de HQs já sabe. Mas acho difícil de alguma ideia ser mais bizarra do que aquela que rege o universo Terra 200500: nessa realidade, todos os Vingadores têm barba. Sim, até a Feiticeira escarlate.

17. Barba malvada


Maldade e barba andam juntos? Para os criadores de Star Trek, sim. Ao criarem o “Evil Spock” para o episódio “Mirror, Mirror”, que explora a junção de universos em uma realidade alternativa, os autores fizeram o ator Leonard Nimoy adotar um cavanhaque.

18. Bigode de respeito


No universo das séries americanas, cabe a Ron Swanson o título de bigode mais portentoso dos anos 90 para cá.
Um verdadeiro discípulo do Magnum Tom Selleck, o personagem possui até um código para a bigodeira em sua pirâmide da grandeza: “Pêlos faciais: cheios, espessos e alinhados. Nada esculpidos. Se você precisa esculpi-los, isso provavelmente significa que você não consegue fazê-los crescer”.

19. Não tira o bigode não!


Lenda das lutas armadas na televisão, Hulk Hogan avisou que ia raspar o bigode característico quando anunciou sua aposentadoria, em 2012.
O Instituto Americano dos Bigodes (sim, ele existe. O que estamos esperando para criar o nosso?) protestou, afirmando que Hogan era uma “figura de liderança na sexualmente dinâmica comunidade americana do bigode”. Tá pensando que é bagunça? Com grandes poderes, grandes responsabilidades.

20. Campeonato Mundial de Barba & Bigode


Desde 1995 a Associação Mundial de Barba e Bigode realiza, a cada dois anos, o Campeonato Mundial de Barba & Bigode.
A grande controvérsia é que os americanos criaram, em 2014, um evento com o mesmo nome (na verdade, trocaram o nome do campeonato nacional para mundial, como gostam de fazer no basquete, beisebol ou futebol americano). Um abaixo assinado contra a competição americana foi criado e assinado por 103 clubes espalhados pelo mundo. Batalha de testosterona.

21. ZZ Top, os caras que não venderam suas barbas


Donos das barbas mais icônicas do rock, os guitarristas Billy Gibbons e Dusty Hill, do ZZ Top, usam o estilo desde a década de 70 (o baterista do grupo, que ironicamente se chama Frank Beard, é o único a não adotar a marca registrada).
Nos anos 1980 eles receberam a oferta de raspar as barbas por 1 milhão de dólares cada, mas ao contrário do chicleteiro Bell Marques não cederam à pressão econômica. Vida longa o rock and roll!

22. As barbas mais bonitas... e de mentira


O filme Grande Hotel Budapeste, dirigido por Wes Anderson, faturou o Oscar 2015 na categoria de cabelos e maquiagem ao desfilar uma impressionante variedade de bigodes e barbas. Apesar dos sucesso, os pêlos não eram o que pareciam ser: 70% dos bigodes espalhados pelo filme eram falsos, e foram criados a partir de cabelos humanos.
Uma exceção mais do que honrosa vai para os pêlos ostentados pela lenda Bill Murray. Não esperava menos de você, mestre.

23. Amém


Por fim, mas não menos importante: Gandalf, Dumbledore e até Jesus têm barba. Coincidência? Acho que não.



Fonte: Ismael dos Anjos É um mineiro – jornalista, fotógrafo e butequeiro – que acredita em contar histórias.